Aproveitando as vantagens e as facilidades oferecidas pelos meios digitais, o Conselho Nacional de Trânsito aprovou, em 2017, a implementação da Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNH-e), ou CNH Digital. Ela oferece aos condutores uma nova opção para portar a carteira de forma segura, simples e moderna em seu smartphone.
Na prática, a CNH Digital tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, que continua sendo emitido. Mas você sabe o que fazer para ter uma versão digital da sua carteira e quais vantagens essa novidade oferece?
A seguir, preparamos um artigo especial para responder todas as suas dúvidas sobre essa importante inovação. Continue a leitura para conferir!
Não são todos os condutores que estão aptos a obter o documento digital, que fica armazenado no celular. Isso porque apenas quem teve a CNH emitida a partir de maio de 2017, quando ela passou a contar com um QR Code, pode solicitar o documento.
O QR Code é um código específico que pode ser lido por aparelhos eletrônicos e está localizado na parte interna das carteiras de habilitação mais recentes.
Além disso, a carteira impressa precisa estar dentro do prazo de validade e não ter nenhum tipo de bloqueio (como suspensões).
Nesse caso, você tem duas opções. A primeira é esperar a hora de renovar a sua CNH para conseguir uma nova carteira que já tenha o QR Code.
A outra opção é solicitar uma segunda via do documento, que tem o valor de R$ 42,42, no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de sua cidade.
A cobrança de possíveis taxas para a emissão da versão eletrônica da carteira fica a cargo do Detran de cada localidade. Ou seja, os valores podem ou não ocorrer e ainda variar de um estado para outro. Atualmente, o serviço é gratuito.
A primeira coisa a se fazer para obter a CNH Digital é ir ao Detran de sua cidade para emitir um Certificado Digital, que garante a autenticidade de todas as suas informações. Em seguida, acesse o Portal de Serviços do Denatran.
Para que você não perca nenhuma etapa desse processo, preparamos um passo a passo completo. Confira:
Com a atualização do formato da CNH e sua inovação tecnológica, diversas vantagens puderam ser oferecidas aos motoristas. Abaixo você confere as principais!
Seja qual for a situação, a CNH Digital garante a mesma validade jurídica que o modelo impresso. Dessa forma, o documento pode ser apresentado nas mesmas circunstâncias que a versão em papel, tornando quase impossível que um condutor esqueça a habilitação e receba uma multa por isso.
Em situações como essas, o usuário pode bloquear o documento no smartphone com a CNH digital de forma simples e rápida, bastando apenas entrar no Portal de Serviços do Denatran e solicitar o bloqueio remoto. Também é possível fazer o bloqueio em qualquer posto do Detran.
Além disso, o Certificado Digital garante a segurança das informações graças às senhas de acesso e aos elementos de proteção. Dessa forma, é possível evitar que pessoas mal-intencionadas tenham contato com o documento e os dados do titular.
Além de todas as vantagens que você viu até aqui, o aplicativo da CNH Digital ainda oferece ao usuário a possibilidade de enviar o documento por e-mail ou WhatsApp. Isso é muito útil em casos em que é necessário apresentar um documento autenticado para qualquer finalidade.
Por fim, a CNH Digital também contribui para que o processo de emissão seja ainda mais simples, ágil e prático. Basta que o motorista se lembre do quanto seu tempo é valioso e de como é cômodo realizar todo o processo online, sem se preocupar em ir ao Detran e enfrentar filas.
Como é possível perceber, a CNH Digital substitui a versão de papel da habilitação, o que significa que você vai poder sair por aí apenas com o seu celular. Com isso, podemos dizer que a atualização da carteira modernizou bastante a relação do usuário com o documento e veio para facilitar a sua utilização e o seu porte no dia a dia.
Desde julho de 2018, a versão digital da CNH está disponível em todos os estados. É obrigatório que todos os Detrans do país disponibilizem o serviço de emissão do documento. Por outro lado, a CNH Digital para os motoristas ainda é opcional, ficando a seu critério emitir ou não o documento.
Curtiu nosso post sobre a CNH Digital? Já obteve o seu documento? Então, deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente o que você acha da versão digital da CNH e quais são as principais vantagens dela para você!